Alguém aqui se lembra de um personagem de Walt Disney chamado Gastão, o primo sortudo do Pato Donaldo?

Eu me lembro bem dele (e de muitos outros também)! Eu lia muito estórias em quadrinhos quando era menino.

Na verdade agente conhecia como gibi.

Outro dia eu estava andando com a minha querida Mel (minha cachorrainha) e enquanto ela fazia algumas coisas que somente ela poderia fazer eu fiquei observando o chão. Mais especificamente a grama.

Enquanto eu aguardava ela terminar eu olhava a grama e algo me chamou a atenção na pequena vegetação que havia junto àquela grama.

Eram trevos (“Clover” em inglês), e quando eu olhei atentamente tive a impressão de que um deles possuia 4 folhas, isto mesmo o que você leu, 4 folhas.

Afastei os outros trevos comuns (com 3 folhas) para me certificar se não era algum outro tipo de planta, mas lá estava ele, um real e verdadeiro trevo de 4 folhas (Four-Leaf Clover).

Achei isto muito interessante, pois em quase 50 anos de vida eu nunca tinha visto um assim ao vivo e à côres e especialmente nascendo naturalmente.

Você tem idéia do que é encontrar um trevo de 4 folhas assim em meio a tantos outros? É muito, mas muito difícil. As 4 folhas, na verdade é uma mutação genética.

Muitos dizem que encontrar um trevo de 4 folhas é sinal de sorte grande a caminho. Apesar disto eu não creio que as coisas funcionem pelo acaso da sorte.

Eu não movo meus projetos de negócios pelas circunstâncias, pela sorte ou por pensamento positivo. Nem acordo repetindo frases do tipo: “Hoje tudo vai dar certo!”

Digo à você que tem algum tipo de negócio (online ou não) ou mesmo deseja ter seu próprio negócio (online ou não) que sorte não tem nada a ver com êxito (mesmo encontrando trevos de 4 folhas aos kilos).




Um negócio é movido por estratégias planejadas de marketing que irão produzir resultados em respostas a estas estratégias.

Ações de marketing que já não funcionam mais ou geram mais gasto que resultado:

  • Envio de emails com promoções e descontos: Você gosta de ficar recebendo emails com propaganda? Não, né! Nem seu cliente!! O tempo médio de abertura de um email de promoções não passa de 3 segundos, que é o tempo de abrir, olhar e deletar (apagar).
  • Envio de mailing (cartas de propaganda via correio): Regra exatamente igual ao email. Muitos nem abrem as cartas e jogam direto no lixo.
  • Distribuição nas ruas: Distribuir Post Cards, Brochures ou qualquer outro impresso nas ruas é um desastre. As pessoas só pegam por educação e jogam fora no primeiro latão de lixo que aparecer. Sem contar aquelas que jogam no chão mesmo.
  • Anúncios em revistas e jornais: Quem procura anúncio em jornal é quem precisa de emprego, e revistas só servem para passar o tempo enquanto as pessoas estão em uma sala de espera ou salões de beleza, por exemplo, ou seja, elas não prestam atençào em que estão vendo na revista.
  • Anúncios em TV: Você também é como eu que quando entra o comercial eu mudo de canal e se o outro canal também estiver com comercial eu mudo novamente? Pois é, clientes fazem a mesma coisa. muito embora o espaço publicitário das TVs brasileiras aqui nos USA seja até bem acessível, isto é uma realidade, ninguém gosta mais de ver de comerciais, por mais engraçado que ele seja.
  • Rádio: O anúncio em rádio é muito volátil. A memória auditiva é mais inferior que a memória visual e o povo hoje usa iPod, não rádio.
  • Google Adwords: O Google está aqui só para eu dar uma dica, pois ele é uma paixão nacional, melhor dizer mundial. Cliques no adwords não significam vendas. No jogo de apostas de keywords, só aparece quem dá o maior lance. Em MArketing Digital eu uso o adwords como uma das estratégias para aumentar as conversões para criar resultado em negócios reais.

Todas estas informações são para que você entenda que hoje em dia o Marketing Digital com Estratégia e Fórmula é o tipo de marketing de resultado e não um marketing de esperança, aonde você faz anúncios com a MAIOR ESPERANÇA de que alguém responda a ele.

Os negócios pela internet se multiplicam proporcionando renda efetiva para muita gente.

Não é porque você achou um trevinho de 4 folhas é que clientes irão começar a aparecer assim do nada.

++ Aposto que você pensou que esta história de trevo era só estória, não é mesmo? Abaixo está uma foto que eu tirei dele junto com um trevo normal só para você comparar.

gostou3